Pesquisar este blog

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Projeto Portinari

O Projeto Portinari e a Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo anunciaram oficialmente, em 18/10/11, local e data para a vinda da exposição Guerra e Paz, de Portinari na cidade de São Paulo. As obras ficam em cartaz entre 06/02 e 21/04/12, no Salão dos Atos, no Memorial da América Latina.
A exposição apresentará os painéis erguidos pela primeira vez após o trabalho de restauro (realizado entre fevereiro e maio de 2011), e reunirá cerca de 100 dos estudos originais preparatórios de Portinari para as obras, além de documentos históricos que contam em detalhes toda a trajetória de criação deste monumental presente do Brasil para a sede da ONU, em NY.
Em dezembro de 2010, o retorno de “Guerra” e “Paz” ao Brasil foi celebrado com a exposição dos painéis no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. O evento reuniu mais de 44 mil pessoas em apenas 12 dias. Em seguida, passaram por um minucioso trabalho de restauro no Palácio Gustavo Capanema, em ateliê aberto ao público, durante quatro meses.
Os painéis são compostos, ao todo, por 28 placas de madeira compensada naval, com 2,2 metros de altura por cinco metros de largura e pesando 75 quilos cada uma. A área total pintada nos painéis, uma superfície de 280 metros quadrados, é maior do que o do Juízo Final, de Miguel Ângelo, na Capela Sistina (Vaticano).
São Paulo é o primeiro destino da fase itinerante das obras, que depois farão escala em outras cidades do mundo, como Hiroshima e Oslo (por ocasião da entrega do Prêmio Nobel da Paz em dezembro de 2012).



http://mapadasartes.com.br/curtas.php?id=6585&ncid=1&pg=

Nenhum comentário:

Postar um comentário