Pesquisar este blog

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Africanofagias Paulistanas



A Secretária do Estado da Cultura e a Pinacoteca do Estado de São Paulo celebram o mês da Consciência Negra e o Ano Internacional dos Afrodescendentes com o programa Africanofagias Paulistanas, que durante todo o mês de novembro apresenta debates com especialistas, visitas temáticas acompanhadas de oficinas poéticas, de apresentações musicais e de artes cênicas. 
Africanofagias Paulistanas é um projeto inspirado na antropofagia de Oswald de Andrade que pretende proporcionar ao público atividades que destacam a presença africana na história da cidade de São Paulo, misturada às heranças indígenas e europeias. A programação inclui atividades no Museu de Arte Sacra e no Museu da Língua Portuguesa. 


Programação: 

Mesas Redondas: 
Participação condicionada à ordem de chegada e à capacidade de 150 lugares. 
No auditório da Pinacoteca do Estado, aos sábados, das 10h às 13h. 

05/11/11 - Tema: Os africanos nas terras paulistanas. 
Apresentação e discussão de pesquisas histórico-antropológicas relacionadas à presença africana na cidade com os palestrantes: Dra. Regiane Augusto de Mattos, Doutorando Milton Silva dos Santos e Professora Dra.Vanicléia Silva Santos. 

12/11/11 - Tema: Negro paulistano me tornei, na metrópole que adotei. 
Apresentação das trajetórias de personalidades negras que migraram para São Paulo, e que aqui constituíram as suas biografias. Os palestrantes são: Professora Dra. Ligia Ferreira, Dra. Flávia Rios, Professor Dr. Nelson Inocêncio.. 

19/11/11 - Tema: Africanizando o cotidiano paulistano. 
Tratará da presença africana nas ações do dia a dia, desde os modos de expressão oral às práticas populares religiosas e festivas a partir das pesquisas do escritor e jornalista Oswaldo de Camargo; da artista plástica, folclorista e escritora Raquel Trindade; e do escritor, poeta . Dr. Luiz Silva ou Cuti e Allan da Rosa. 

26/11/11 - As vertentes das expressões artísticas afro-brasileiras na cidade: continuidades. Conversa com representantes dos coletivos de teatro e grupos musicais, com foco sobre os processos de criação cênica e musical que se referem às tradições africanas e afro-brasileiras como fonte de pesquisas e as trazem para o espaço urbanidade. Mediação do jornalista e idealizador da revista de cultura urbana “O Menelick 2.Ato: Afrobrasilidades e afins” José Nabor Júnior. 

Apresentações de artes cênicas e de música: 

Todas ocorrem no espaço Octógono, aos sábados, 16h/18h. 

05/11/11 - O canto das lavadeiras e rezadeiras que se faz presente com o requinte da batucada de terreiro no samba do Curimba, núcleo formado por pastoras do Grêmio Recreativo de Resistência Cultural Kolombolo Diá Piratininga para difundir o samba paulista e seus mestres. 

12/11/11 - O som que integra a vitalidade percussiva das festas de Maracatu com o improviso dos Mcs do rap do grupo Zinho Trindade e o Legado de Solano. 

19/11/11 - Companhia de Arte Negra As Capulanas. Nesta apresentação elas mostram o trabalho "Quando as palavras sopram os olhos... Respiro!", inspirado no livro “Cartas para minha mãe”, de Teresa Cárdenas. 

26/11/11 - Grupo Clariô de Teatro apresenta a peça “Urubu come carniça e voa”, montagem inspirada nos textos de João Flávio Cordeiro, o Miró de Muribeca, poeta negro pernambucano que faz da poesia a maneira mais concreta de responder a violência sofrida e observada por ele cotidianamente. 



Mais informações: 

Pinacoteca do Estado de São Paulo 
Praça da Luz, 2, Luz, tel.             (11) 3324-1000      . Ter. a dom., 10h/18h. www.pinacoteca.org.br 

Museu de Arte Sacra de São Paulo 
Luz: av. Tiradentes, 676 (estac. gratuito à r. Jorge Miranda, 43), Metrô Tiradentes, tels.            (11) 3326-3336       / 5393. www.museuartesacra.org.br 

Museu da Língua Portuguesa 
Luz: Praça da Luz, s/nº, tel.             (11) 3326-0775      . www.museudalinguaportuguesa.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário