MUSEU AFRO BRASIL
- A exposição O sertão: da caatinga, dos santos, dos beatos e dos cabras da peste reúne aproximadamente 800 obras, entre pinturas, esculturas, gravuras, ex-votos, roupas, fotografias, instalações e documentos, reproduzindo o ambiente no qual vive o homem sertanejo e explora sua relação com o místico e com a natureza áspera que o cerca. A exposição conta, ainda, com cenários e recursos multimídia. As obras pertencem ao acervo dos importantes instituições do Brasil: Museu Afro Brasil, Museu Histórico do Ceará (Fortaleza, CE), Fundação Joaquim Nabuco (Recife, PE), Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas (Maceió, AL) e Instituto Arqueológico Histórico e Geográfico de Pernambuco (Recife, PE). A exposição integra programação de palestras e oficinas, para visitantes e profissionais da área pedagógica. Curadoria de Emanoel Araujo (de 20/10/11, às 19h30, a 01/04/12).
- Em homenagem ao Ano Internacional das Florestas, Krajcberg - O Homem e a Naturezaapresenta 31 obras em suportes diversos, como esculturas, relevos, back-light e fotografias, algumas delas inéditas, celebrando os 90 anos de vida do artista polonês radicado na Bahia (07/07/11, às 19h30, a 06/11/11).
- Coordenado pelo artista plástico e curador baiano Emanoel Araujo, o museu recupera, preserva, valoriza e divulga o universo histórico-cultural do negro brasileiro, sempre colocado à margem pelas instituições oficiais. O acervo tem mais de 5 mil obras de arte e objetos históricos (cerca de 2 mil obras são do acervo de Emanoel).
- Parque do Ibirapuera: av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, portão 10, Pavilhão Padre Manoel da Nóbrega, tels. www.museuafrobrasil.org.br e 5579-8542 / 0593 / 7716. Ter. a dom., 10h/17h.
Nenhum comentário:
Postar um comentário