Pesquisar este blog

segunda-feira, 1 de agosto de 2011



A palavra arte deriva do latim “ars” ou “artis” e corresponde ao grego “tékne”. Aristóteles se referia a palavra arte como “póiesis”, cujo significado era semelhante a tékne. No sentido amplo, arte significa a capacidade e habilidade humana de fazer ou criar algo.
Porém, muitos artistas não expressam suas idéias através dessas habilidades, é o caso de Duchamp.  Através das obras chamadas "ready-made", feitas a partir de objetos do dia-a-dia, o artista pretendia criticar a arte produzida naquele momento e chamar a atenção  sobre a aceitação e classificação do que é arte.
Na nossa sociedade existem instrumentos específicos, como museus e galerias e críticos de arte, que classificam uma produção como obra de arte, levando em conta, fatores como: o contexto histórico, o mercado de arte, a aceitação entre os artistas e, principalmente, a crítica.
Para compreendermos uma obra de arte, é preciso considerar o contexto em que ela foi produzida. Mais importante do que saber a qual estilo ela corresponde, é compreender a visão de mundo do artista, sua atitude perante a sociedade, sua sensibilidade, suas preocupações constituem um conjunto que ultrapassa as características técnicas e formais de uma obra de arte.



Nenhum comentário:

Postar um comentário