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sexta-feira, 29 de julho de 2011

A tese da A Educação Pela Arte de Herbert Read

A relevância da tese Educação pela Arte, de Herbert Read, um dos contribuidores para se pensar um novo rumo para a educação está na formação estética do homem a partir do desenvolvimento constante de suas faculdades mentais e biológicas, tendo a arte como princípio orientador. Isto significa desenvolver todas as formas de expressão, chamada de educação estética, ou seja, a educação dos sentidos. É importante ressaltar a ideia de que a arte não seria mais uma disciplina, mas sim “um método de educar – não tanto como matéria de ensino, mas como método de aprendizado de toda e qualquer matéria”. (READ, 1986, pg. 21). Isto deixa claro que a sua proposta não é apenas o de melhorar o ensino da arte especificamente, mas sim promover por intermédio da arte, o que seria o principal objetivo da educação: a integração - “a preparação da criança para seu lugar na sociedade, não apenas em termos vocacionais, mas espiritual e mentalmente” -(READ, 2001, p.256). Ou seja, apenas informação e conteúdo não são suficientes para formar indivíduos, que antes necessitam desenvolver suas potencialidades criativas, e se aperfeiçoar na medida em que se relaciona com o mundo externo através dos seus sentidos.
A relevância, portanto da tese Educação pela Arte está em compreender a importância de toda atividade artística no processo de apreender as coisas, o mundo, e através deste processo constante de aprendizado desenvolver o crescimento de indivíduos integrados, ou seja, que não separam a inteligência da sensibilidade; e capazes de relacionar-se dentro de um grupo, com confiança, e promovendo a colaboração, - uma vez cada indivíduo reconhece sua contribuição, enquanto algo único e enriquecedor dentro de um todo - ao em vez da competição, tão estimuladas e incentivadas nas escolas através de métodos de avaliação, que classificam e dividem as crianças a partir dos méritos e colocações atingidas.

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